«

Pop Galo de Joana Vasconcelos

galoChama-se Pop Galo e é a nova obra de Joana Vasconcelos. Trata-se de uma reinterpretação do famoso Galo de Barcelos com 10 metros de altura, cerca de quatro toneladas e composta por 16,000 leds e 17,000 azulejos produzidos e pintados à mão na Aleluia Cerâmicas, S.A. na sua unidade de Sintra, a Fábrica de Cerâmica Viúva Lamego.
A Aleluia Cerâmicas, S.A. desenvolveu um trabalho em estreita colaboração com a artista no desenvolvimento de técnicas que permitissem adaptar os azulejos à forma tridimensional da estrutura e de cinco cores sólidas que fossem ao encontro dos critérios estéticos do projecto, um desafio prontamente aceita e superado com êxito.

bruno-portela_1Inaugurada no dia 7 de Novembro, na Ribeira das Naus, em Lisboa, no contexto do Web Summit, esta obra aborda um dos ícones da cultura nacional, o Galo de Barcelos.
Joana Vasconcelos decidiu revisitá-lo, cruzando elementos tradicionais, como o azulejo e tecnológicos, através das luzes led.
A designação Pop Galo surge pela relação com a cultura Pop, pela mistura de materiais inusitados, como o azulejo e as luzes led que, conjugados, recriam um símbolo da cultura portuguesa adaptado aos tempos modernos, através da tecnologia introduzida.

luis-vasconcelos_4O Pop Galo estará até final de Novembro na Ribeira das Naus, em Lisboa, e depois passará por vários lugares do mundo; em Janeiro viajará até Pequim, na China, para as comemorações do Ano Chinês do Galo, levando a cultura portuguesa e um dos seus maiores símbolos, o azulejo, a outras culturas.
A Aleluia Cerâmicas, S.A. orgulha-se uma vez mais de ter participado numa obra de arte, que será, certamente, uma referência da cultura e da nobre arte da azulejaria portuguesa.

Veja mais sobre Joana Vasconcelos
www.joanavasconcelos.com


Sic Notícias
Popgalo.com