«

Grande mural de azulejos de André Saraiva


Mural

O Jardim Botto Machado, em Lisboa, foi o local escolhido para receber o painel de azulejos pintados à mão pelo artista André Saraiva.

O extenso mural, com uma área total de 1011.1 m2 e 188 metros de comprimento foi decorado de acordo com o estilo irreverente que caracteriza o trabalho do artista.

Este painel foi uma iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa/MUDE – Museu do Design e da Moda e da Junta de Freguesia de São Vicente e foi fabricado na Aleluia Cerâmicas S.A, na sua unidade, a Fábrica de Cerâmica Viúva Lamego, seguindo técnicas e métodos de produção artesanais e pintado à mão pelo artista naquele espaço, resultando numa peça única composta por 52.738 azulejos.

A Aleluia Cerâmicas S.A. desenvolveu um trabalho de estreita colaboração com o artista no desenvolvimento de novas técnicas de pintura que permitissem assegurar nos azulejos o efeito de graffiti, linguagem que distingue o seu trabalho.

A centenária marca da Aleluia Cerâmicas, S.A. distingue-se por ser fiel às metodologias e processos tradicionais da azulejaria portuguesa e por possuir uma vasta experiência no trabalho com artistas de renome e na execução de grandes obras de arte pública no panorama nacional e internacional.

O desenho de André Saraiva no mural propõe uma “reinterpretação” da capital portuguesa, representada através das cores e do desenho que caracterizam o seu trabalho. Nele misturam-se passado e presente, assim como referências a outras capitais mundiais, onde o artista vive e trabalha.

p1030681

img_4490

Entre outras referências à cidade de Lisboa e tendo como pano de fundo o céu e o rio Tejo, reconhecem-se símbolos da cidade como o Castelo de S. Jorge, o Padrão dos Descobrimentos, a Ponta 25 de Abril, o Elevador de Santa Justa ou a Praça de Touros do Campo Pequeno. Nele podemos reconhecer igualmente Mr. A, personagem criada por André Saraiva e pela qual, entre outras, é reconhecido no meio artístico.

Este grandioso mural, que distinguirá seguramente a cidade no mapa da arte pública pela sua dimensão, criatividade e técnicas utilizadas foi inaugurado no passado dia 21 de Outubro, em Lisboa onde marcaram presença, entre outros, os Presidente, Vice-Presidente e a Vereadora para a área da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, a Directora do MUDE (Museu do Design e da Moda), a Presidente da Junta de Freguesia de S. Vicente e o Conservador do Museu Nacional do Azulejo.

img_4426

Ver Mais

SIC, RTP, Youtube