« ,

XIII Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro


No âmbito da XIII Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro, a Aleluia Cerâmicas foi convidada a participar nesta iniciativa, que decorrerá de 28 de Outubro a 4 de Dezembro no Museu de Aveiro.
A sua participação contou com a instalação de uma obra de pintura manual intitulada “I love Portugal”, com 3,60×3,40 metros, criada para ser exibida durante a feira internacional de cerâmica – Cevisama, evento que decorreu m Fevereiro de 2017 em Valencia, Espanha.
Inspirados no conceito de “Arte Urbana” e sendo a azulejaria uma expressão diferenciadora da cultura portuguesa, os mestres da pintura manual da Aleluia Cerâmicas criaram um painel envolvendo em canto e poesia a riqueza do nosso património arquitectónico. Esta composição sob um fundo de composições geométricas foca a vida centrada no mar, via de comunicação que permite estabelecer ligações entre os povos, seja pela mensagem escrita, cantada ou edificada.

Legenda: Painel em pintura manual “I love Portugal”

Foi instalada igualmente uma cortina de escamas, formada por peças de cerâmica com o formato que lhe dá o nome e exibida de uma forma orgânica e original.

Serão também exibidas peças de pintura manual sob o mote “Quando a tradição e a modernidade se cruzam”; estas peças estão inseridas numa colecção designada – Artisan Selection – uma homenagem à arte azulejar portuguesa perpetuada pela Aleluia Cerâmicas.
Procurando manter esta tradição a Aleluia Cerâmicas mantém, até aos dias de hoje, a pintura manual sobre azulejo.
A Selecção Artisan é um tributo a essa nobre arte, através da reprodução e reinterpretação de padrões que nos fazem viajar pela história e pela nossa cultura.