Para encerrar as celebrações dos 50 anos, a Universidade de Aveiro inaugurou, junto à Rua da Pega, um totem comemorativo ao qual deu o nome de “Glossário”.
Posicionado no “Ponto 50”, esta instalação artística com 6 metros de altura apresenta quatro faces que homenageiam elementos icónicos da região — Ria, Sal, Vento e Luz.
Nestas faces foi inserida uma seleção de 21 palavras votadas pela comunidade que representam valores e memórias das cinco décadas de história da universidade. Estas foram posteriormente serigrafadas em 2500 azulejos 14×14, alguns deles pintados numa sessão comunitária.
O desenho deste projeto foi concebido pelo Estúdio Pedrita, em parceria com a Academia à Plataforma de Intervenção Artística Mistaker Maker. Já os azulejos foram cedidos e cozidos, na sua maioria, pela Aleluia Ceramics.
Ao lado do “totem “Glossário” foi inserida ainda uma cápsula do tempo que pretende criar uma “Linha dos Afetos” para com a comunidade futura.
Dentro desta câmara de vácuo foram inseridas mensagens em áudio de membros da comunidade académica, cartas das várias unidades orgânicas e de investigação e uma mensagem do atual reitor para o seu futuro sucessor.
A abertura desta cápsula está agendada para 2073, ano em que a Universidade de Aveiro deverá celebrar o seu centenário. Nesta altura, a futura comunidade académica poderá usufruir de uma perspetiva sobre o nosso presente, criando um elo emocional e institucional entre as gerações.