cover_blog2

Ideias de revestimentos cerâmicos para toda a casa

Abril 9, 2020

No artigo anterior falámos de algumas vantagens da utilização de revestimentos cerâmicos.

Há áreas em que, devido às suas características intrínsecas, a utilização de revestimentos cerâmicos é mais comum como é o caso das cozinhas ou das casas-de-banho. Contudo, não é impeditivo que estes sejam utilizados noutras áreas.

Mas como? Hoje partilhamos consigo algumas sugestões de como revestir paredes de uma casa com material cerâmico. 

A cozinha

Começamos pela cozinha que é uma área onde se privilegia a utilização da cerâmica; sendo um espaço onde se concentram altos níveis de humidade, fumos, odores, manchas, camadas de gordura, entre outros é, sem dúvida, o material que faz mais sentido utilizar, tanto pela sua resistência, como pela facilidade de limpeza.

De entre outros materiais, como a madeira ou o mármore, a cerâmica é a que apresenta a melhor performance relativamente aos agentes de agressão referidos anteriormente (humidade, fumos, odores, gordura) devido às suas características físicas e químicas, face a outros materiais, como a madeira, a pedra, o têxtil, o papel de parede ou os vinílicos e, por isso, naturalmente a escolha mais acertada.

Habitualmente as áreas de parede são totalmente revestidas por este material, facilitando sobretudo a sua limpeza e minimizando os ataques dos agentes agressores.

Contudo pode escolher paredes estratégicas como a backsplash, a que se encontra entre os armários superiores e inferiores, uma vez que é a que está mais sujeita a manchas de gordura, salpicos, vapores e fumos; outra forma interessante de revestir esta divisão é criar zonas distintas através de apontamentos decorativos.

Escolhemos, a título de exemplo, dois tipos de cerâmica tendência para revestir a parede backsplash.

No primeiro exemplo encontramos o chamado “subway tile”. O formato rectangular está entre as tendências, criando uma estética clean e moderna.

Trata-se da coleção New Zellige – veja a coleção completa aqui – https://aleluia.pt/collection/new-zellige/

No segundo exemplo escolhemos para a parede backsplash um revestimento em mosaico hidráulico, um material que esteve na moda nos anos 70 e que surge agora replicado em cerâmica com um novo design e enriquecido com cores vibrantes.

Escolhemos a coleção Liv’in e as suas decorações Diamond. Veja a coleção completa aqui – https://aleluia.pt/collection/livin/

A casa de banho

A casa de banho é a segunda divisão onde mais se utiliza cerâmica como revestimento de paredes.

A escolha deste tipo de revestimento para casa de banho prende-se com os mesmos factores que o tornam o tipo de revestimento mais popular para cozinhas: resistência à humidade e facilidade de limpeza, para além da sua dimensão decorativa. Embora não seja absolutamente necessária a sua utilização em toda a casa de banho é fundamental a sua aplicação em zonas mais sujeitas a escorrências de água, como a zona de duche ou do lavatório.

Uma forma de harmonizar as diferentes áreas da casa de banho passa pela combinação do revestimento escolhido com detalhes | apontamentos apenas nalgumas áreas como a zona de duche ou lavatório criando um contraste harmonioso entre eles, acentuando o seu caráter que para além de funcional também se reveste de uma componente decorativa.

Nos exemplos 1 e 2 apresentamos a área de duche diferenciada das restantes, através da inclusão de losangos no formato 10×18 ou de mosaicos multicolores, criando um elemento decorativo à casa de banho.

Veja as coleções completas – https://aleluia.pt/collection/livin/ |  https://aleluia.pt/collection/alpe/

Outra área que pode ser destacada através de um apontamento decorativo é a área do lavatório. Escolhemos o mosaico Herring da coleção Urban Stone para criar um destaque sublime a esta área, harmonizando-a com as restantes; outro exemplo interessante é o detalhe que nos é oferecido pela coleção Scales, que cria um elegante e sofisticado apontamento na área do lavatório.

Conheça as coleções completas aqui – https://aleluia.pt/collection/urban-stone/ |https://aleluia.pt/collection/scales/

O quarto

O quarto é, possivelmente, a área mais improvável para a utilização de cerâmica, sobretudo ao nível do revestimento de paredes.

Uma boa forma de incorporar cerâmica num quarto é apostar em materiais mate que criam uma sensação de conforto e bem-estar.

 Os revestimentos com relevo (ou imitação de pedra) também são uma boa opção para estes espaços, criando ambientes calorosos, com elevada sensação de conforto.

Neste ambiente usámos a decoração Muretto beige, conjugado com mobiliário minimalista e cores sóbrias, provando que a cerâmica é passível de criar ambientes calorosos e intimistas.

Veja a coleção completa em – https://aleluia.pt/collection/balance/

A sala de estar

A sala de estar é igualmente uma divisão com menor probabilidade de uso de cerâmica como revestimento de parede, contudo, ainda que com um fim mais decorativo do que funcional, a sua utilização é possível.

Com o avanço tecnológico na área da cerâmica surgem mimetizações quase perfeitas de materiais como a madeira, a pedra ou a pedra mármore, comummente utilizados na concepção de espaços habitacionais. (o mesmo se aplica à área dos quartos)

Estes materiais, quer pelas suas características, quer pelo preço ou pela sua manutenção, foram cedendo lugar à cerâmica, que apresenta uma melhor performance quanto à resistência e durabilidade, sem perder as qualidades estéticas dos primeiros.

A sensação de conforto que materiais mais tradicionais como a madeira oferecem é replicada na cerâmica com ambientes calorosos.

Ficam aqui exemplos de aplicação de cerâmica em áreas de estar; no primeiro exemplo recriámos uma área de estar ampla, moderna e clean.

Coleção Urban Stone – https://aleluia.pt/collection/urban-stone/

No segundo exemplo vemos uma harmonização entre cerâmica de revestimento com relevo – o chamado efeito brick – e cerâmica de pavimento tipo madeira, criando uma área de estar bastante acolhedora.

Veja a coleção Touch aqui – https://aleluia.pt/collection/touch/

O tema pavimento | madeiras ficará para uma outra publicação 🙂

A sala de jantar

A sala de jantar pode funcionar como uma extensão da área de trabalho – a cozinha.

Trata-se de um espaço de convívio que, não raras vezes, está ligado à cozinha promovendo o convívio durante a concepção e degustação das refeições.

Assim a harmonização entre estas duas áreas é possível e desejável e a utilização da cerâmica neste contexto pode ser uma excelente solução.

Apresentamos uma solução que incorpora revestimento cerâmico na sala de jantar num estilo que oscila entre o clássico e o contemporâneo.

Os azulejos no clássico formato 10×10 e o elemento cor conjugado com peças de mobiliário modernas e de linhas simples criam um espaço alegre, agradável e confortável propício a  muitas horas de convívio à mesa.

Veja toda a coleção Urban Atelier aqui – https://aleluia.pt/collection/urban-atelier/

Outras áreas – Hall de entrada, áreas de passagem

Muitas vezes estes espaços são descurados por se tratar de áreas de passagem.

Contudo há formas de valorizar estas áreas com produtos cerâmicos.

Por que não criar uma parede altamente diferenciadora e que cause um impacto imediato logo à entrada de sua casa?

Apresentamos aqui uma boa solução para um hall de entrada, através da utilização de azulejos de formato rectangular numa composição que cria uma espécie de parede tela, pontuada apenas por alguns elementos decorativos.

Veja a coleção completa aqui – https://aleluia.pt/collection/new-zellige/

Damos aqui outro exemplo de uma zona de passagem estreita que pode ser valorizada e alongada, usando cerâmica.

Nesse exemplo a nossa escolha recaiu numa decoração da coleção Concrete com relevos longitudinais que, aplicados na horizontal, criam uma sensação de alongamento da área, criando alguma dinâmica à mesma.

Concrete – Veja a coleção completa aqui – https://aleluia.pt/collection/concrete/
Top