BIM

O que é o BIM e quais as vantagens no setor da arquitetura e construção?

Abril 29, 2022

No desenvolvimento de um projeto de construção, é necessários que os vários profissionais trabalhem as plantas para criar os planos específicos de cada especialidade.

Todo este trabalho é realizado com base em versões 2D e 3D que são partilhados entre todos e cujas alterações originam múltiplos ficheiros, divididos em várias versões, que aumentam a probabilidade de erros.

De forma a simplificar esta interação entre os vários profissionais, o BIM surge como uma solução unificadora de todas as especialidades, permitindo centrar num único ficheiro todos os detalhes para uma consulta mais rápida e atualizada.

O que é o BIM?

BIM projeto

Por definição, BIM é uma metodologia de trabalho que integra arquitetos, engenheiros e construtores na elaboração conjunta de um modelo virtual preciso, que integra os dados dessas varias valências numa única base de dados integrada que contém tanto informações topológicas como os valores necessários para orçamento, cálculo energético e previsão de insumos e ações em todas as fases da construção.

Visto como uma solução de modernização e de restruturação no setor de construção, permite a digitalização de todo o processo e uma comunicação mais eficiente entre todas as partes.

Embora seja confundido muitas vezes com a tradicional representação 3D do edifício, o BIM permite armazenar muito mais informações sobre o projeto, integrando toda a informação gerada ao longo do ciclo de vida do edifício (desde a criação do projeto até ao momento da demolição).

BIM

Para que serve o BIM?

Ao utilizar o sistema BIM, todas as consultas e alterações ao projeto são realizadas com base na totalidade dos dados, garantindo que todos os profissionais dispõem de toda a informação atualizada para:

  • Criar a modelação 3D do edifício, cálculos técnicos, cálculos energéticos, execução de planos, medições e orçamento na fase de prescrição do projeto;
  • Controlo da execução, custos e certificações na fase de construção do edifício;
  • Controlo na fase de manutenção.

Desta forma, é como se todo o edifício fosse construído digitalmente numa primeira fase, sobrepondo os inputs das várias especialidades para antever problemas e incompatibilidades dentro do projeto.

Os erros de construção podem ser assim identificados previamente, permitindo minimizar os erros que levam à derrapagem dos custos e dos prazos de construção.

O BIM apresenta assim uma relevância elevada em todas as fases do projeto (Planeamento do projeto, conceção, análise do projeto, programação e custos, construção, operação e manutenção e demolição ou renovação), sendo considerada uma ferramenta essencial desde a conceção dos edifícios até à renovação ou demolição do mesmo.

revit bim

Descarregue os ficheiros BIM das coleções da Aleluia Cerâmicas

Para garantir que os nossos clientes têm à sua disposição as melhores ferramentas para desenvolver os seus projetos, disponibilizamos os ficheiros BIM de algumas das nossas coleções.

Na nossa biblioteca BIM irá encontrar os ficheiros das nossas coleções, compatíveis com Autodesk® Revit, podendo descarrega-las sem qualquer custo.

Nestes ficheiros irá encontras os seguintes dados para cada referência:

  • Objetos 3D;
  • Todas as características técnicas associadas;
  • Texturas;
  • Links para documentação relevante;

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter para ficar a par das todas as novidades

    Atividade
    Empresa

    Email
    Por favor selecione seu país

    Top