life eggshellence 2

Aleluia Cerâmicas colabora no desenvolvimento de azulejos de bio-calcite com o projeto LIFE EGGSHELLENCE da MCS Portugal

14 de Junho, 2024

A MCS Portugal apresentou recentemente os resultados do LIFE EGGSHELLENCE, um projeto desenvolvido em parceria com o programa Life 2014-2020 e financiado pelo programa de Ambiente e Ação Climática da Comissão Europeia.

Este projeto nasce na identificação, por parte da indústria de processamento de ovos, da quantidade de resíduos gerado no processo (cascas) e do impacto ambiental que estas causam aliado à necessidade da indústria cerâmica reduzir a utilização de matérias-primas não renováveis.

.Assim, focado no conceito de economia circular, na sustentabilidade e numa tentativa de redução de resíduos, nasce o projeto LIFE EGGSHELLENCE focado em demonstrar a viabilidade técnica de utilizar casca de ovo como matéria-prima secundária na produção de revestimentos cerâmicos.
Isso é possível graças ao desenvolvimento de um protótipo que permite, em linha industrial, o pré-tratamento da casca de ovo de forma a separar a membrana da casca para obter bio-CaCO3 de um resíduo da indústria alimentar.

life eggshellence

Fruto deste processo, este novo composto é utilizado na formulação de pastas de revestimento monoporosa em substituição de outros componentes menos sustentáveis.

Este projeto é realizado num consórcio com a Universidade de Aveiro, o ITC – Instituto de Tecnología Cerámica de Espanha, a MAINCER, o grupo Euroatomizado e a AGOTZAINA S.L.

A Aleluia Cerâmicas surge também como parceira ao receber nesta nova pasta para testes em escala industrial da produção de revestimento em com a bio-calcite.

Através de um processo simples e com custo reduzido, este projeto foca-se assim em valorizar a casca de ovo enquanto matéria-prima secundária da indústria cerâmica e desenvolver alternativas mais ecológicas para a produção de cerâmica.

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter para ficar a par de todas as novidades

    Atividade

    Empresa

    Nome

    Apelido

    Email

    País

    Top