CASA MONSENHOR AIROSA LOW 5

Casa Monsenhor Airosa

Braga
Junho 30, 2021

A Casa Monsenhor Airosa está integrada num conjunto de três casas de época de Braga, com dois pisos, duas frentes, sendo a fachada principal voltada para a rua Monsenhor Airosa e logradouro com acesso carral.

A casa organizava-se, originalmente, em dois pisos interligados entre si através de uma escada central, estruturante e definidora clara do programa da casa. Tendo a distribuição original como mote de partida, a equipa de arquitetos considerou essencial devolver à casa o que, ao longo das várias transformações e adaptações, se tornou menos claro.

CASA MONSENHOR AIROSA LOW 1

A abordagem ao projeto teve em consideração o trabalho de reabilitação, preservação e reorganização do espaço de acordo com a tipologia-base original. A fachada principal foi restaurada enquanto a fachada posterior foi clarificada, eliminando os volumes que foram sendo acrescentados ao longo do tempo, assumindo-se de novo como uma fachada simples, de linhas suaves, cores neutras, entre o cinza da cor do reboco e o branco das serralharias e caixilharias.

Para explorar este conceito, foi escolhida a coleção Urban Atelier da Aleluia Cerâmicas, nas cores Nórdico e Branco, permitindo destacar a clareza de leitura da fachada tardoz em contraposição com a fachada tradicional principal.

CASA MONSENHOR AIROSA LOW 2

No seu interior, a escada central, surge como elemento catalisador, assumindo-se com uma dimensão generosa como um elemento gerador de espaço e que, a partir da claraboia ao centro, marca a atmosfera de toda a casa com a luz que se faz sentir no exterior e que é trazida para o centro da habitação.

Projeto: Casa Monsenhor Airosa
Equipa: João Nuno Macedo, Ricardo Silva, Marta Machado
Fotografia: José Campos

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter para ficar a par das todas as novidades

    Atividade
    Empresa

    Email
    Por favor selecione seu país

    Top