Num ano marcado pelo confinamento e pela necessidade de passar mais tempo em casa, muitas pessoas passaram a olhar para os seus espaços com outra atenção.
Com o verão a aproximar, este é o período onde muitas optam por renovar os seus espaços e alterar o estilo decorativo.
Se procura uma inspiração para escolher o novo ambiente da sua casa, fique a conhecer algumas das principais tendências na decoração de interiores.
Com um ritmo de vida cada vez mais acelerado e urbano, é importante trazer a serenidade da natureza para dentro de casa.
Uma das tendências que se tem destacado nos últimos tempos é a utilização de elementos naturais que permitem a criação de um ambiente cómodo e envolvente em total comunhão com os elementos naturais.
No pavimento e revestimento de paredes, a escolha de materiais que repliquem a beleza natural da madeira será uma das principais escolhas, ajudando a trazer uma sensação de conforto e hospitalidade para qualquer divisão da casa.
A madeira irá também marcar a sua presença no mobiliário, com as bancadas e móveis de cozinha e casa de banho a adotarem uma construção mais natural.
Na decoração de interiores, cresce a tendência do uso de flores e plantas naturais e artificiais que podem ser usadas tanto em vasos como em jardins de interior ou jardins verticais nas várias divisões.
A utilização de materiais naturais adapta-se a qualquer estilo e permite criar um contacto com a natureza sem a necessidade de sair de casa.
Destacamos as coleções Noble e Oslo, duas opções de pavimento e revestimento cerâmico que, através de uma sincronização perfeita entre a gráfica e a textura da peça de cerâmica, oferece uma sensação de profundidade e de realismo praticamente indistinguível.
O minimalismo é também uma forte tendência na decoração de interiores.
Ideal para habitações mais pequenas, aposta no conceito “menos é mais” e permite a criação de ambientes confortáveis e organizados.
Caracterizado pela adoção de elementos com linhas retas e cores neutras, permite obter maior claridade e uma sensação de maior dimensão nos espaços.
Para seguir este estilo, pode optar por um pavimento ou revestimento da nossa nova coleção Muse que, com veios finos e delicados e uma inspiração nos mármores mais puros, lhe permite criar um estilo limpo e simples.
Os espaços estão a evoluir no sentido de se tornarem cada vez mais cómodos e acolhedores.
A escolha de elementos orgânicos é já uma forte tendência, havendo uma aposta clara nos têxteis, madeiras claras, gesso ou argilas.
Estes mantêm-se fiéis à sua origem, conservam toda a sua beleza natural e acrescentam aos espaços uma sensação de bem-estar e tranquilidade.
As paredes orgânicas e sensoriais estão também no centro desta tendência e revestem-se de materiais com desenhos serenos e tonalidades naturais.
Quer seja numa cozinha, casa de banho ou sala, são várias as opções decorativas disponíveis que permitem a criação de zonas de destaque ricas em detalhe.
A nossa coleção Raw é um exemplo de revestimento que pode ser utilizado para dar um aspeto diferenciador a uma parede. Representando a essência da própria cerâmica, apresenta um relevo simples e elegante que transmite uma sensação tátil distinta.
As coleções Essence e Feel apresentam-se também como alternativas orgânicas e distintivas que se irão destacar na sua casa.
Procurando a construção de espaços urbanos e sofisticados, cresce a aposta num estilo de inspiração industrial.
Se inicialmente este mood surgiu como uma reinterpretação de um cimento em estado bruto, como é o caso da nossa coleção Boulevard, têm surgido novas abordagens que evoluem esta decoração para algo mais sofisticado sem perder toda a autenticidade e urbanidade que lhe são característicos.
Esta nova tendência absorve assim toda a essência dos cimentos para a criação de um ambiente moderno, mas mantém um aspeto elegante e sofisticado.
Para este estilo destacamos a Backstage, uma coleção que se inspira num microcimento envelhecido e riscado e que apresenta um aspeto realista realçado por um leve contraste entre tons mate e acetinados na gráfica.
Os decoradores procuram, cada vez mais, dar um aspeto exclusivo aos espaços que criam, tornando cada divisão única.
Para isso, procuram elementos únicos e distintivos que se posicionem como elementos centrais e diferenciadores na decoração.
A singularidade do trabalho artesanal tem sido uma das áreas de maior procura, muito pela capacidade de recriar manualmente os padrões e efeitos pretendidos.
Quer seja para decorar uma mesa ou revestir uma parede, as peças autorais são ideais para criar pontos de destaque nos espaços e para trazer alguma carga afetiva e regional à decoração.
Com grande historial na arte da pintura manual, temos disponíveis coleções como a Black Code ou o Signature que se evidenciam pelos padrões pintados pelos nossos mestres artesãos.