cover-urban-stone

Ideias de pavimentos cerâmicos para toda a casa

Julho 1, 2020

No artigo anterior partilhámos ideias de revestimentos cerâmicos para toda a casa.

Como vimos, é possível criar espaços confortáveis com revestimentos cerâmicos em todas as divisões de uma casa, mesmo naquelas que tradicionalmente seriam revestidas com outros materiais.

Hoje vamos ver as inúmeras possibilidades que os pavimentos cerâmicos oferecem para toda a casa, para além das áreas mais comuns como é o caso das cozinhas e das casas-de-banho.

Partilhamos aqui consigo algumas sugestões de como revestir diversas áreas de uma casa com material cerâmico. 

A cozinha

Começamos pela cozinha que é uma área onde se privilegia a utilização da cerâmica; tal como referimos no artigo anterior, sendo um espaço onde se concentram altos níveis de humidade, fumos, odores, manchas, camadas de gordura, entre outros é, sem dúvida, o material que faz mais sentido utilizar, tanto pela sua resistência, como pela facilidade de limpeza.

De entre outros materiais, como a madeira ou o mármore, a cerâmica é a que apresenta a melhor performance relativamente aos agentes de agressão referidos anteriormente (humidade, fumos, odores, gordura) devido às suas características físicas e químicas, face a outros materiais, como a madeira, a pedra, os laminados ou os vinílicos e, por isso, naturalmente a escolha mais acertada.

Sendo a cozinha uma área comum e de trabalho, onde, muitas vezes, a família se junta para confeccionar e degustar as suas refeições, é também uma área sujeita a mais sujidades.

Assim, há factores-chave que deverão ser tidos em consideração no ato de escolha de um pavimento; deverá ser de fácil limpeza e manutenção, deverá ser resistente à abrasão e a manchas e deverá ter uma baixa ou nula absorção de água.

Os pavimentos cerâmicos serão, deste modo, uma escolha acertada para esta divisão.

Selecionámos dois exemplos que ilustram a escolha deste tipo de pavimentos para esta área da casa.

No primeiro exemplo encontramos um pavimento que mimetiza a elegância da pedra natural. A irregularidade dos seus veios confere-lhe ainda um aspeto natural.

Uma tendência para quem gosta de um estilo clean e contemporâneo.

Trata-se da coleção Piazen:

Veja a coleção completa aqui – https://aleluia.pt/collection/piazen/

No segundo exemplo escolhemos uma coleção que para além do aspeto funcional tem também uma função decorativa, um pavimento em porcelanato, que pode ser aplicado em chão e paredes e que replica, pela versatilidade do seu formato, uma variedade de padrões, originalmente criados para pavimentos em madeira.

Este padrões surgem agora reinventados em cerâmica com um novo design e diversidade de cores e com a possibilidade de serem usados igualmente como revestimento, criando áreas em que a funcionalidade e a decoração se conjugam.

Escolhemos a coleção Detroit para ilustrar este último aspeto; temos uma parede backsplash, que é uma área da cozinha especialmente sensível, revestida em dois tons e aplicada em Chevron e como pavimento utilizámos apenas um dos tons e apostámos na aplicação em quadrados.

Veja a coleção completa – https://aleluia.pt/collection/detroit/

Outra grande tendência é a aplicação de madeira nas cozinhas; contudo a madeira natural traz algumas desvantagens quando aplicada em áreas tão sensíveis como as cozinhas (como já vimos acima).

Com recurso à mais alta tecnologia digital, a mimetização da madeira natural em cerâmica é hoje possível, aliando o aspeto natural da madeira à robustez da cerâmica, tornando, para quem gosta desta tendência, a escolha acertada.

Como exemplo, escolhemos a coleção Castle:

Veja a coleção completa aqui – https://aleluia.pt/collection/castle/

Para quem gosta de espaços em que as áreas de trabalho e de estar estão ligadas, esta é a solução perfeita, uma vez que, a aplicação de um único pavimento dá uma sensação de maior amplitude ao espaço, aliando o conforto visual da madeira na área de estar e a robustez necessária na área da cozinha.

A casa de banho

A escolha deste tipo de revestimento para o chão da casa de banho prende-se com os mesmos factores que o tornam o tipo de revestimento mais popular para cozinhas: resistência à humidade e facilidade de limpeza e manutenção.

Nesta área da casa a resistência à água é imperativa, pelo que o material cerâmico, nomeadamente o porcelanato, cuja absorção de água é praticamente nula, torna-o, sem dúvida, o material de eleição.

Esta é uma característica que deve ser tida sempre em conta, sobretudo nestas áreas, pois existem materiais no mercado, como o caso dos vinílicos, que, embora não absorvam água, esta facilmente escorre por pequenas ranhuras e/ou encaixe para o subpiso, criando ao longo do tempo fungos e acumulando bolores.

Há muitas opções no mercado, desde os mais clássicos, como a mimetização da pedra, a opções mais urbanas como a imitação de cimento, a combinações de cor, aliando a sua dimensão funcional à dimensão estética e decorativa.

À semelhança das cozinhas integradas em áreas de estar, a integração de áreas de banho nos quartos são uma realidade muito comum.

Tratando-se de espaços comummente pequenos, uma forma de ampliar a percepção do espaço é utilizar o mesmo pavimento em ambas as áreas.

O porcelanato com visual de madeira é uma excelente opção, uma vez que alia o conforto visual da madeira à robustez e resistência da cerâmica.

Nos exemplos 1, 2 e 3 apresentamos sugestões de diferentes tipos de pedra replicados em cerâmica, recriando espaços elegantes, relaxantes e harmoniosos.

exemplo 1
exemplo 2
exemplo 3

Veja as coleções completas – https://aleluia.pt/collection/urban-stone/ |  https://aleluia.pt/collection/balance/ | https://aleluia.pt/collection/natura-kalacata/

Outro exemplo menos clássico e mais contemporâneo é a utilização do pavimento cerâmico que reproduz o betão.

A coleção Concrete é exemplo disso; para além do aspeto moderno e funcional acrescenta um elemento decorativo, através da decoração escolhida para o chão, que pode ser utilizada como revestimento de uma área ou como um apontamento.

O resultado final é uma área jovial, moderna, cheia de luz e personalidade.

Conheça a coleção completa aqui – https://aleluia.pt/collection/concrete/

O quarto

O quarto, como já havíamos falado, é, possivelmente, a área menos comum para a utilização de cerâmica.

Tradicionalmente quando pensamos num pavimento para quarto, a madeira é quase sempre a primeira opção e depois vêm os laminados e os vinílicos.

Contudo, não podemos desconsiderar alguns aspectos: a sua vulnerabilidade aos riscos, a manutenção, o desgaste ou resistência ao fogo e a variações térmicas.

A cerâmica apresenta vantagens a todos estes níveis.

 Uma boa forma de aproveitar as vantagens e benefícios da cerâmica é apostar em réplicas de madeira que criam uma sensação de conforto e bem-estar.

Outra forma muito interessante é optar por um pavimento que permita a sua aplicação no quarto e na casa de banho adjacente para aqueles que a têm. A cerâmica sai claramente a ganhar, devido às características acima mencionadas e ainda à sua elevada resistência à água.

Esteticamente resulta num espaço visualmente mais amplo e esteticamente mais harmonioso, caloroso e com uma elevada sensação de conforto.

Veja as colecções completas em – https://aleluia.pt/collection/lumber/ | https://aleluia.pt/collection/bosco/

A sala

A sala comum é uma divisão em que a utilização da cerâmica começa a ganhar cada vez mais relevo, devido a vários fatores: à sua performance, facilidade de limpeza e manutenção, preço e diversidade de opções.

Com o avanço tecnológico na área da cerâmica surgem mimetizações quase perfeitas de materiais como a madeira, a pedra ou a pedra, comummente utilizados na concepção de espaços habitacionais.

A sensação de conforto que materiais mais tradicionais como a madeira oferecem é replicada na cerâmica com ambientes calorosos.

Ficam aqui exemplos de aplicação de cerâmica em áreas de estar.

No primeiro exemplo recriámos uma área de estar ampla, moderna e clean.

Esta área está, muitas, vezes, ligada a uma área de trabalho – a cozinha. A sala de jantar pode funcionar como uma extensão da área de trabalho – a cozinha.

A harmonização entre estas duas áreas é possível e desejável e a utilização da cerâmica neste contexto pode ser uma excelente solução.

Coleção Urban Stone – https://aleluia.pt/collection/urban-stone/

No segundo exemplo damos como exemplo um ambiente composto por cerâmica de pavimento tipo madeira, criando uma área de estar muito confortável e acolhedora.

Veja a coleção Bosco aqui – https://aleluia.pt/collection/bosco/

Este último exemplo é muito interessante na medida em que nos remete para as tapeçarias comummente utilizadas em áreas de estar.

Os seus desenhos geométricos criam uma sensação conforto e oferecem aos ambientes um estilo ímpar e muito sofisticado.

Ambientes frescos extremamente fáceis de limpar.

Veja toda a coleção Krea aqui – https://aleluia.pt/collection/krea/

Como já havíamos referido (https://aleluia.pt/blog/conheca-7-vantagens-do-acabamento-ceramico/), os pavimentos cerâmicos traduzem-se em inúmeras vantagens face a outros materiais como a madeira, os laminados ou os vinílicos:

  • recria o visual agradável e confortável da madeira
  • é resistente a riscos e manchas
  • é resistente ao fogo
  • não absorve água (causadora de fungos e bolores)
  • não oscila termicamente
  • não necessita de manutenção
  • é robusto e duradouro

O escritório / atelier

Muitas vezes estes espaços correspondem a áreas da casa que, quando existem, são mais reduzidas em termos de espaço.

São áreas de trabalho, muitas vezes divididas entre vários elementos da família e, por conseguinte, querem-se funcionais e de fácil manutenção.

A cerâmica é uma boa opção para este espaço, onde cadeiras rolam, criando desgaste nestas zonas ao longo do tempo ou onde pode haver materiais mais susceptíveis de mancharem o chão (tintas).

Trata-se de uma área de trabalho muito sujeita a riscos, manchas e desgaste e, por conseguinte, para que se mantenha um espaço agradável, de grande manutenção.

Ora, quando projetamos áreas de trabalho, pensamos naturalmente nos custos e sobretudo, em materiais duráveis, de fácil limpeza e pouca ou nenhuma manutenção; se conseguirmos aliar todos estes aspectos a um material visualmente agradável, então temos a solução ideal para o nosso espaço.

Damos aqui um exemplo de um escritório/atelier onde foi utilizado pavimento cerâmico, criando um espaço luminoso, clean e com um espírito muito urbano.

Veja a coleção completa aqui – https://aleluia.pt/collection/avenue/

Esperamos que os nossos conselhos tenham sido úteis!

Top