deck_pool

Soluções de revestimento para as áreas exteriores

Maio 6, 2021

Com o calor e bom tempo do verão a aproximarem-se, começa a crescer a vontade de usufruir em pleno dos espaços exteriores.

Para isso, muitas pessoas aproveitam esta época para criar ou reabilitar estes locais, de forma a poderem retirar maior proveito dos longos dias desta estação do ano.

Se procura uma solução para tornar estes espaços mais bonitos, confortáveis e funcionais, conheça algumas das propostas decorativas que pode aplicar utilizando o pavimento e revestimento cerâmico.

Prolongamento do espaço: do interior para o exterior

Uma das soluções que é muitas vezes procurada na decoração dos espaços é a construção de um efeito de continuidade entre as áreas interiores e exteriores da casa. Desta forma, é possível criar uma amplitude visual e uma harmonização entre os ambientes.

Para recriar este efeito, é importante a escolha de uma coleção que apresente, dentro do mesmo aspeto visual, soluções para interior e exterior.

Se procura uma forma de aplicar este estilo na sua casa, damos algumas sugestões de pavimentos que permitem ser aplicados em ambos os ambientes.

Cimento

Para quem gosta de ambientes modernos, sugerimos o visual de cimento da coleção Boulevard. Disponível com acabamento natural e antiderrapante, permite a aplicação tanto em ambientes interiores e exteriores.

boulevard dark cimento

Pedra

Se prefere um estilo mais orgânico e próximo à natureza, poderá optar por materiais que repliquem o visual da pedra.

A coleção Urban Stone é uma destas opções, dado que reinterpreta o carácter da pedra na decoração. Com acabamento natural e antiderrapante, é também uma solução para aplicar em ambos os locais.

urban stone pavimentos ceramicos

Outra solução dentro deste estilo é a Mustang Slate, uma coleção que replica uma ardósia com origem nos vales profundos do Brasil. É assim uma cerâmica que estabelece uma relação entre o visual de pedra e o meio envolvente, criando uma integração entre ambientes interiores e exteriores.

mustang slate Beige

Madeira

A madeira é utilizada habitualmente por quem pretende um ambiente mais natural e que reflita um aspeto acolhedor e confortável.

Embora possa ser utilizada em espaços exteriores, obriga a cuidados e manutenção permanentes de forma a manter o seu aspeto original. Além de necessitar de ser impermeabilizada e tratada contra fungos e insetos, tende a perder a cor, obrigando a remover o verniz e lixar para depois voltar a colocar a proteção.

De forma a poupar nos custos de manutenção, a utilização de cerâmica com visual de madeira poderá ser uma solução, dado que revela um aspeto bastante realista e próximo do material original. Além disso, apresenta ainda resistência ao fogo – o material cerâmico é incombustível e, em caso de incêndio, não contribui para a propagação do fogo – e alta durabilidade, tornando-a uma opção económica e simples de manter.

Neste estilo, destacamos a coleção Bosco que alia a beleza natural da madeira à resistência da cerâmica e que dispõe de acabamento natural e antiderrapante, adequados para a utilização em interior e exterior.

bosco noce varanda

Combinação de fachada/piso exterior

Outra solução decorativa que pode ser utilizada é a combinação da fachada com o piso exterior. Desta forma, é possível criar uma dicotomia entre o edifício e o meio envolvente, sem a existência de ruídos ou dissonâncias.

Para esta opção, aconselhamos que sejam evitadas as cores claras e brilhantes, uma vez que refletem a luz solar, reduzindo a sensação de conforto.

Para obter este efeito, sugerimos a coleção Concrete, permitindo que elementos opostos (betão vs natureza) se fundam de forma harmoniosa.

concrete fuse exterior

Alpendres e áreas de estar exterior

Para tirar maior proveito dos espaços exteriores, como é o caso dos alpendres, existem várias soluções, desde o aspeto de madeira, à calçada ou granito que podem ser utilizadas para criar um ambiente em harmonia com o espaço envolvente.

Uma das soluções mais populares é o Deck, uma solução cerâmica com visual de madeira que recria ambientes mais intimistas e acolhedores.

Para um estilo mais clássico e intemporal, sugerimos as coleções Águeda e Calçada, duas soluções que reinterpretam alguns pavimentos que reinterpretam a tradição portuguesa.

Para quem prefere um aspeto de pedra, a coleção Granit poderá ser uma opção, tanto na versão lisa como com elementos decorativos. Recriando a nobreza da pedra granítica, permite a criação de espaços autênticos e em comunhão com a natureza.

Granit Arc Grey exteriores alpendre

Áreas de piscinas

De forma a usufruir do calor dos dias de verão, o espaço exterior é muitas vezes aproveitado para colocar uma piscina.

Nestes espaços, é importante ter em atenção o material que se aplica no pavimento circundante de forma a cumprir algumas características específicas necessárias, nomeadamente ao nível térmico e de acumulação de águas.

Como é um local de circulação com pé descalço, é importante a aplicação de um material seja atérmico, ou seja, que não absorva muito calor (são zonas completamente expostas ao sol).

Além disso, como é uma zona que irá estar frequentemente molhada, é importante que apresente um acabamento antiderrapante de forma a garantir toda a segurança neste espaço.

Tendo em conta estas características, o material cerâmico apresenta-se como uma solução ideal, uma vez que apresenta um bom comportamento térmico e possui uma baixa absorção de água e expansão por humidade. Adicionalmente, é um material fácil de manter e com grande resistência a manchas e à exposição solar, não havendo assim a necessidade de manutenção.

Para estes espaços sugerimos a utilização do Deck cerâmico, um material bastante utilizado nestas áreas e que apresenta vantagens na limpeza e manutenção face à mesma solução de madeira.

deck tiles exteriores piscina

Outra opção é a coleção Granit, com elementos decorativos em forma de meia-lua, permitindo dar um aspeto mais tradicional e requintado a estes espaços.

Granit Arc Beige exteriores

Dicas para escolher um revestimento antiderrapante adequado à sua área

Um revestimento torna-se antiderrapante quando sua superfície é áspera ou rugosa, trazendo assim maior resistência ao escorregamento.

O coeficiente de atrito é a resistência que a superfície da placa cerâmica exerce em relação ao deslizamento/escorregamento de pessoas que caminham sobre o piso cerâmico. Na prática, a determinação do coeficiente de atrito define onde o piso será utilizado.

A norma ABC (DIN 51097) qualifica a aderência da cerâmica para pés descalços:

  • A – Aderência média (vestiários)
  • B – Aderência elevada (chuveiros, degraus fora da área de piscinas)
  • C – Aderência forte (piscinas)

De forma a escolher a melhor solução para o seu espaço exterior, poderá encontrar esta informação em cada uma das nossas coleções.

Com estas soluções para o espaço exterior, poderá tirar maior proveito das suas zonas de lazer, transformando-as em espaços confortáveis e funcionais para o convívio com familiares e amigos.

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter para ficar a par das todas as novidades

    Atividade
    Empresa

    Email
    Por favor selecione seu país

    Top