projeto-Casa-MCR2

Casa MCR2

Novembro 23, 2020

Aproveitando uma habitação construída no inicio do século XX e ao abandono há alguns anos, os arquitetos Filipe Pina e Maria Inês Costa desenvolveram o projeto de reabilitação casa MCR2, que tem merecido destaque em vários meios.

Localizada em Belmonte, na margem da histórica Nacional 18, esta casa antiga contava com 3 quartos em suite, sala, cozinha e arrumos, divididos por dois pisos, cujas funções originais não foi possível conservar. De forma a reabilitá-la, foi elaborado um projeto, marcado por um controlo de custos muito exigente, cujo conceito pode ser adaptado a habitação permanente, casa de férias ou a turismo.

projeto casa mcr2

Apostando no conceito de um anexo construído na habitação nos anos 50, foi desenhado um espaço adjacente que permitiu alargar a área útil da casa. Para construir este novo espaço, foi extrudido o prisma de granito e o telhado de duas águas e distinguiu-se o novo e velho, abrigados sobre o mesmo teto, através da pedra e da chapa ondulada, lado-lado e em continuidade.

Os quartos foram distribuídos pelos dois pisos do volume de granito, deixando em aberto um arrumo que pode também ser espaço de dormir no futuro e, no anexo, foram colocados os espaços comuns: a cozinha e a sala.

No interior, os arquitetos procuraram a neutralidade dada pela simplicidade dos materiais e pela ilusão da ausência de detalhe. Para ajudar a criar este feito, foi utilizado o nosso revestimento Urban Atelier na cozinha e casas de banho.

projeto casa mcr 2

No final, este projeto resultou numa perfeita junção entre o novo e o antigo, respeitando as linhas estéticas e materiais originais da casa.

Arquitetos: Filipe Pina e Maria Inês Costa

Fotografias: João Morgado

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter para ficar a par das todas as novidades

Atividade
Empresa

Email
Por favor selecione seu país

Top