Com o calor e bom tempo do verão a aproximarem-se, começa a crescer a vontade de usufruir em pleno dos espaços exteriores.
Para isso, muitas pessoas aproveitam esta época para criar ou reabilitar estes locais, de forma a poderem retirar maior proveito dos longos dias desta estação do ano.
Se procura uma solução para tornar estes espaços mais bonitos, confortáveis e funcionais, conheça algumas das propostas decorativas que pode aplicar utilizando o pavimento e revestimento cerâmico.
Uma das soluções que é muitas vezes procurada na decoração dos espaços é a construção de um efeito de continuidade entre as áreas interiores e exteriores da casa. Desta forma, é possível criar uma amplitude visual e uma harmonização entre os ambientes.
Para recriar este efeito, é importante a escolha de uma coleção que apresente, dentro do mesmo aspeto visual, soluções para interior e exterior.
Se procura uma forma de aplicar este estilo na sua casa, damos algumas sugestões de pavimentos que permitem ser aplicados em ambos os ambientes.
Para quem gosta de ambientes modernos, sugerimos o visual de cimento da coleção Magma. Disponível com acabamento natural e antiderrapante, permite a aplicação tanto em ambientes interiores e exteriores.
A coleção Boulevard é outra opção de cimento para quem pretende criar este efeito de junção visual entre espaços.
Se prefere um estilo mais orgânico e próximo à natureza, poderá optar por materiais que repliquem o visual da pedra.
Com uma reprodução cuidadosa dos tons, grãos e veios da pedra, a coleção Stone Age transmite toda a genuinidade e carácter da natureza para criar uma ligação entre interior e exterior.
A coleção Urban Stone é uma destas opções, dado que reinterpreta o carácter da pedra na decoração. Com acabamento natural e antiderrapante, é também uma solução para aplicar em ambos os locais.
Outra solução dentro deste estilo é a Mustang Slate, uma coleção que replica uma ardósia com origem nos vales profundos do Brasil. É assim uma cerâmica que estabelece uma relação entre o visual de pedra e o meio envolvente, criando uma integração entre ambientes interiores e exteriores.
A madeira é utilizada habitualmente por quem pretende um ambiente mais natural e que reflita um aspeto acolhedor e confortável.
Embora possa ser utilizada em espaços exteriores, obriga a cuidados e manutenção permanentes de forma a manter o seu aspeto original. Além de necessitar de ser impermeabilizada e tratada contra fungos e insetos, tende a perder a cor, obrigando a remover o verniz e lixar para depois voltar a colocar a proteção.
De forma a poupar nos custos de manutenção, a utilização de cerâmica com visual de madeira poderá ser uma solução, dado que revela um aspeto bastante realista e próximo do material original. Além disso, apresenta ainda resistência ao fogo – o material cerâmico é incombustível e, em caso de incêndio, não contribui para a propagação do fogo – e alta durabilidade, tornando-a uma opção económica e simples de manter.
Neste estilo, destacamos a coleção Bosco que alia a beleza natural da madeira à resistência da cerâmica e que dispõe de acabamento natural e antiderrapante, adequados para a utilização em interior e exterior.
Outra solução decorativa que pode ser utilizada é a combinação da fachada com o piso exterior. Desta forma, é possível criar uma dicotomia entre o edifício e o meio envolvente, sem a existência de ruídos ou dissonâncias.
Para esta opção, aconselhamos que sejam evitadas as cores claras e brilhantes, uma vez que refletem a luz solar, reduzindo a sensação de conforto.
Para obter este efeito, sugerimos a coleção Concrete, permitindo que elementos opostos (betão vs natureza) se fundam de forma harmoniosa.
Para tirar maior proveito dos espaços exteriores, como é o caso dos alpendres, existem várias soluções, desde o aspeto de madeira, à calçada ou granito que podem ser utilizadas para criar um ambiente em harmonia com o espaço envolvente.
Uma das soluções mais populares é o Deck, uma solução cerâmica com visual de madeira que recria ambientes mais intimistas e acolhedores.
Para espaços onde existe um maior tráfego e haja maior exigência de resistência e durabilidade, a coleção Pro-Deck é a solução ideal. Com dois formatos distintos, permite ainda jogar com a aplicação para um efeito visual distinto.
Para quem prefere um aspeto de pedra, a coleção Granit poderá ser uma opção. Recriando a nobreza da pedra granítica, permite a criação de espaços autênticos e em comunhão com a natureza.
De forma a usufruir do calor dos dias de verão, o espaço exterior é muitas vezes aproveitado para colocar uma piscina.
Nestes espaços, é importante ter em atenção o material que se aplica no pavimento circundante de forma a cumprir algumas características específicas necessárias, nomeadamente ao nível térmico e de acumulação de águas.
Como é um local de circulação com pé descalço, é importante a aplicação de um material seja atérmico, ou seja, que não absorva muito calor (são zonas completamente expostas ao sol).
Além disso, como é uma zona que irá estar frequentemente molhada, é importante que apresente um acabamento antiderrapante de forma a garantir toda a segurança neste espaço.
Tendo em conta estas características, o material cerâmico apresenta-se como uma solução ideal, uma vez que apresenta um bom comportamento térmico e possui uma baixa absorção de água e expansão por humidade. Adicionalmente, é um material fácil de manter e com grande resistência a manchas e à exposição solar, não havendo assim a necessidade de manutenção.
Para estes espaços sugerimos a utilização do Deck cerâmico, um material bastante utilizado nestas áreas e que apresenta vantagens na limpeza e manutenção face à mesma solução de madeira.
Outra opção é a coleção Salt, composta por cores quentes – Grey, Beige e Ocra – e uma gráfica salpicada com pequenas manchas aliada à disponibilidade de peças especiais dedicadas a estas áreas.
Um revestimento torna-se antiderrapante quando sua superfície é áspera ou rugosa, trazendo assim maior resistência ao escorregamento.
O coeficiente de atrito é a resistência que a superfície da placa cerâmica exerce em relação ao deslizamento/escorregamento de pessoas que caminham sobre o piso cerâmico. Na prática, a determinação do coeficiente de atrito define onde o piso será utilizado.
A norma ABC (DIN 51097) qualifica a aderência da cerâmica para pés descalços:
De forma a escolher a melhor solução para o seu espaço exterior, poderá encontrar esta informação em cada uma das nossas coleções.
Com estas soluções para o espaço exterior, poderá tirar maior proveito das suas zonas de lazer, transformando-as em espaços confortáveis e funcionais para o convívio com familiares e amigos.