Urban Stone Grey Sala

Paginação de piso e paredes – O que é e como fazer?

Junho 30, 2021

Quando pensamos a decoração de um espaço, existem várias opções que podem ser utilizadas para criar espaços harmoniosos e personalizados ao gosto de cada um.

Se em muitos casos os objetos decorativos e o mobiliário são vistos como peça chave para complementar os espaços, também o chão e a parede se podem tornar zonas de destaque numa divisão.

Além de várias opções de cores e padrões, materiais como a cerâmica permitem também captar toda a criatividade do decorador de forma a criar diferentes padrões de aplicação.

Se está a ponderar aplicar cerâmica no piso ou parede da sua casa, saiba o que é uma paginação e como a poderá fazer para enriquecer a decoração dos seus espaços.

bosco nebbia
Bosco Nebbia

O que é a paginação?

Quer esteja a planear uma aplicação simples ou pretenda apostar em algo mais arrojado, a paginação é algo essencial antes da aplicação do revestimento ou do pavimento.

Quando falamos de paginação, referimo-nos ao processo de planeamento de aplicação das peças, tanto em parede como no chão, de forma a obter o melhor resultado estético e reduzir o desperdício de material.

É assim realizado um esquema onde é representada a área a aplicar, o número de peças que serão necessárias e o padrão de aplicação que irá ser utilizado.

detroit grey dark grey

Conheça os principais tipos de paginação

Quando chega a hora de definir como será aplicada a cerâmica, existem várias técnicas que poderão ser aplicadas para dar um aspeto diferente às suas paredes ou pavimentos.

Se procura formas distintas de aplicar a cerâmica em sua casa, conheça os estilos mais populares.

Alinhada

A forma mais tradicional de aplicar a cerâmica é através da paginação alinhada.

Nesta técnica, são utilizadas peças com o mesmo formato e dimensões que são aplicadas de forma regular e com as extremidades ajustadas.

Esta composição combina com qualquer estilo de decoração e permite dar amplitude e estabilidade aos ambientes.

Vertical

Quando queremos dar verticalidade a um espaço, a aplicação da cerâmica numa paginação vertical é a técnica indicada.

Habitualmente utilizada com peças retangulares, estas são dispostas de forma que a parte com maior dimensão seja orientada na vertical.

Mais utilizada no revestimento de paredes, esta é uma forma de alongar visualmente os espaços, dando ideia de um pé alto maior.

Horizontal

Numa aplicação similar à técnica anterior, a paginação horizontal faz também uso de peças retangulares para a construção de um padrão.

Dispostas de forma horizontal, é ideal para quem pretende dar maior amplitude aos ambientes.

Diagonal

Outra forma de dispor a cerâmica, é através de uma paginação diagonal.

Nesta técnica, os azulejos são dispostos num ângulo de 45º, originando um efeito visual distinto. Este método de aplicação é ideal para criar uma sensação de movimento e dinamismo.

Espinha de peixe ou Chevron

Com um longo historial de aplicação na Europa, a paginação em Espinha de peixe ou Chevron é utilizada ao longo de vários séculos.

Aplicada originalmente no piso de madeira, é hoje utilizado também na cerâmica para criar um efeito visual distinto.

São utilizadas peças retangulares que são aplicadas num ângulo de 45º em forma de Zig Zag.

Esta aplicação é ideal para construir um espaço clássico, contemporâneo e elegante.

Escama de peixe

Com inspiração no Chevron, é possível também aplicar os azulejos numa paginação Escama de peixe.

Esta técnica é muito similar à anterior, sendo as peças dispostas de forma horizontal e vertical num ângulo de 90º. A aplicação é sempre começada pelas laterais.

Transpasse

Em contraste com a primeira técnica apresentada, a paginação por transpasse visa a aplicação das peças cerâmicas sem a necessidade de estas estarem totalmente alinhadas.

No caso do transpasse padrão, a distância entre peças deve ser igual em toda a área de aplicação, podendo variar no caso do transpasse aleatório.

A dimensão do transpasse pode variar, embora não se recomende que a aplicação contrafiada não exceda os 25% da peça.

Dicas e cuidados a ter na paginação da cerâmica

  • Deve-se planear a paginação de forma a manter o maior número de peças inteiras para evitar desperdícios.
  • O início da paginação deve ser começado por um dos cantos para reduzir o número de cortes
  • As peças inteiras devem ser colocadas em locais de maior visibilidade e os cortes em zonas de menor circulação de forma a esconder possíveis imperfeições

A paginação da cerâmica pode ser assim uma forma de dar um toque especial a qualquer decoração, sendo apenas necessário dar espaço à imaginação para criar espaços com aspeto distinto.

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter para ficar a par das todas as novidades

    Atividade
    Empresa

    Email
    Por favor selecione seu país

    Top